Quando é que vai parar para pensar 2022?

06/10/2021 | Maria Vieira | ! Todos os Recursos

É por esta altura que muitas empresas estão a planear o ano de 2022. Sim, mesmos depois de um ano atípico não podemos deixar de traçar metas e objetivos, planos de ação e estratégias para o ano que se avizinha. Traçam-se objetivos, desenham-se estratégias, envolvem-se as equipas numa dinâmica diferente, abordam-se parceiros e outros envolvidos que poderão constituir mais valias para o ano que se avizinha.
E quanto mais depressa o começar a fazer, melhor!
E as farmácias não são exceção! É nesta altura que são preparados alguns acordos de fornecimentos, planos de entregas, ações de marketing e estratégia com a equipa. E embora estejamos assoberbados com a administração das vacinas que se avizinha, com algumas limitações devido à pandemia e alguma dificuldade em fazer “futurologia”, temos mesmos de começar a alinhar 2022.

Plano de Marketing

A criação de um plano de marketing envolve vários passos e para além de ser uma ferramenta simples de utilizar é fácil de construir.
Para um plano de marketing tem de pensar em primeiro lugar num budget possível a atribuir e quem serão os apoios no seu rollout. Depois tem ainda de ponderar sobre as personas, ou melhor, a tipologia dos seus clientes para poder orientar toda a sua atividade dirigida cirurgicamente a estes clientes.
Depois terá de definir tipo e quantidade de ações que pretende realizar mensalmente. Tendo em linha de conta o plano de montras que muitas empresas dispõem já, os dias comemorativos, e a sazonalidade, o que foi realizado em 2021 ou 2019, o que teve de ser abandonado pela pandemia, mas que poderá ser de novo reavivado e pode começar desde logo a desenhar um conjunto de ações.
Depois, tem ainda de ver como cruzar essa dinâmica com campanhas de vendas de produtos e outras que alguns laboratórios poderão também providenciar.
Convém ainda ver que serviços pode disponibilizar aos clientes, que interações com a comunidade são possíveis, onde as realizar e intervenientes da farmácia nas mesmas. Desde workshops gratuitos a ações nas escolas, são imensas as hipóteses e têm de ser avaliadas e validadas pela equipa.
Depois é dar a conhecer através de redes sociais ou site, para que os clientes sintam o engagement e se entusiasmem com as novidades, comunicação, promoções e outras ações na farmácia.
E quanto maior for a antecedência melhor! Terá tempo de preparar convenientemente cada estratégia e ter um plano de backup caso o pensado não se consiga realizar.

Envolver a Equipa

Pode ter o melhor e mais completo plano de Marketing do mundo, mas sem envolver a equipa no mesmo não vai tirar dividendos.
A equipa tem de saber desde o início qual o plano de atividades e o que é esperado de cada um para garantir o sucesso das mesmas. Quem executa, quem implementa e quem mede é fundamental para garantir que o plano de marketing sai do papel.
Motivando a equipa, é ainda fundamental formar na implementação das ações para que o trabalho de preparação se traduza em vendas.
A abordagem com a construção de guiões de atendimento, e o treino dos mesmos com toda a equipa contribuem para o aumento das vendas, a melhoria da rentabilidade e a evolução positiva dos resultados na farmácia.

Liderança

Para manter a equipa focada e orientada no mesmo objetivo é necessária uma liderança assertiva, clara e que envolva cada um, respeitando os seus talentos e as suas dificuldades.
Saber motivar para o sucesso, compreendendo e respeitando todos, monitorizando os resultados e implementando planos de correção se tal for necessário.
A gestão de equipas é sem dúvida um ponto fundamental para garantir que tudo o que foi desenhado consegue sair do papel e ser implementado. Ou mesmo não sendo, há capacidade de aprender com os insucessos e refazer os planos de ação.
Sem plano de marketing andaremos sempre ao sabor do vento e sem foco definido. Por muito que seja complicado invista agora para poder colher depois.

Não existem comentários.

Deixe a sua mensagem

(não será publicado)

Formações

MAIS FORMAÇÕES