A sua farmácia entrou na operação biquíni?

22/06/2022 | Maria Vieira | ! Todos os Recursos

É chegada a altura do ano de descompressão e descanso, mas será que a sua farmácia está preparada para o verão? Será que temos a equipa alinhada para este tempo do ano que acaba por ser exigente?
O verão para algumas farmácias representa um tempo mais calmo e sossegado com menos clientes e menos confusão, mas para outras significa o início dos meses mais intensos do ano, pelo que não existe uma regra passível de ser aplicada nos dois casos.
Mas pensando nas que estão a iniciar uma época mais calma e que lidam com os desafios de terem alguma redução de clientes, mas também, de elementos da equipa.

A quebra de clientes

Muitas farmácias com quem trabalhamos confessam-nos este problema…durante os meses de verão verificam um decréscimo de clientes. Esta tendência está mais esbatida, mas ainda acontece. Algumas não são tão prejudicadas, tais como farmácias localizadas em zonas de praia, zonas mais turísticas ou shoppings, mas representam uma minoria.
O importante é manter algumas dinâmicas para compensar a quebra de clientes. Talvez criar ações especialmente dedicadas ao verão, ou happy hours onde se promovam determinados produtos ou outras que possam gerar engagement por parte dos clientes.
É que nem todos os clientes vão de férias em agosto e nos últimos anos isso é ainda mais verdade, pelo que estranham se a farmácia que eles visitam estiver a diminuir de atividade e de ações à comunidade.
Outro desafio é ir ao encontro dos clientes! Já houve farmácias que fizeram parcerias com entidades e fizeram abordagens preventivas perto de praias. No fundo ir à procura de clientes também poderá ser uma outra forma de dinamizar a farmácia numa altura mais calma.

As funções da equipa

Todas as tarefas e funções da sua equipa têm backup? Assegurou-se disso antes de começarem a partir para férias? Se sim, então pode relaxar. Muitas das tarefas mais diárias, mais imediatas estão tipicamente asseguradas: a entrada de encomendas, o atendimento ao balcão, a arrumação dos lineares e de gôndolas ou expositores, mas o marketing não pode ficar a aguardar.
As páginas de Facebook e Instagram têm de manter a cadência de publicações e posts que costumavam ter, pelo que a preparação e agendamento das páginas é fundamental.
O atingimento dos objetivos é outra tarefa que não pode ser esquecida nas férias. A dinamização de vendas ao balcão não para porque é verão!
Antes pelo contrário…devem ser preparados guiões de vendas totalmente direcionados para estes meses e para as situações ou patologias mais frequentes que vão desde os normais escaldões aos desarranjos intestinais, insolações entre outras.
A abordagem consultiva e as vendas cruzadas não tiram férias, e em alguns casos temos exemplos de dinâmicas mais arrojadas como packs Festivais ou pack Praia.

A rentrée

Algo produtivo a realizar no verão é a preparação da rentrée. Nada melhor do que aproveitar esta altura menos stressante para começar a preparar as ações que marcarão o mês de setembro.
Para além dos produtos sazonais, temos formações, rastreios, dinâmica de redes sociais, equacionar novas dinâmicas ou outras que podem ser pensadas e validadas desde já.
Revisitar ideias que foram abandonadas no passado e que desta vez poderão ser colocadas em prática.
Rever os objetivos de compras e de vendas até setembro e perceber quais devem ser as apostas durante os últimos 4 meses do ano e o que deve ser reavaliado e alterado. Não se trata de mudar as regras do jogo durante o mesmo, mas em trabalhar de forma alinhada com o que foram os 9 meses iniciais do ano.
As alterações poderão ainda servir para aumentar a motivação da equipa, e esta também vem reforçada após as férias, e sem dúvida que aproveitar esta energia com dinâmicas de grupo e celebrando os resultados motiva e envolve para um esforço adicional até ao final do ano.
Por isso, prepare a sua farmácia para este tempo mais calmo, mas que pode ser muito focado em crescer, em melhorar e em preparar os 4 meses alucinantes de final de ano que se aproximam e não deixe a sua farmácia ir de férias!

Não existem comentários.

Deixe a sua mensagem

(não será publicado)

Formações

MAIS FORMAÇÕES