A melhor Farmácia para trabalhar é a sua?

19/07/2022 | Maria Vieira | ! Todos os Recursos

Antes de mais os meus sinceros parabéns a todos os que ganham este prémio todos os anos. Temos inclusivamente o privilégio de poder trabalhar com algumas destas empresas que consideramos especiais.
Mas porque não transformar qualquer empresa na melhor para se trabalhar? Ou qualquer Farmácia? O que impede qualquer um de nós de tentar ter a melhor empresa do mundo, com ou sem sorteios ou concursos?
A melhor Farmácia para trabalhar tem a ver com um conjunto de características, mais do que de faturação ou dimensão e permite o foco no que é mais importante em cada empresa, o capital humano.
E como podemos transformar qualquer empresa na melhor para se trabalhar? O que podemos criar e implementar que ajude a ter colaboradores felizes e motivados, pois se estes estiverem bem, vão certamente tratar bem os clientes e aumentar as vendas.
Não conheço em detalhe os critérios todos da avaliação, mas sei que muitas Farmácias tentam ser melhores todos os dias, inovar constantemente, servir melhor mesmo não tomando parte deste escrutínio. E caminham para melhorar todos os dias um pouco mais.

Visão e Missão

A grande maioria das empresas tem uma Visão e Missão definidas. A sua Farmácia tem? Se tem está um pouco acima da média, mas as equipas têm de a entender. Quando os colaboradores tomam parte na criação da Visão ou Missão, ou até do lema de cada ano, notamos um aumento da motivação, do sentido de pertença.
Este envolvimento faz com que as “frases bonitas na parede” sejam mais que isso. Sejam de facto objetivos da empresa, sonhos a conquistar por todos, um legado que queiram deixar, mas sempre vistos como algo que inspire e motive todos os dias a vir trabalhar.

Metas e objetivos

Algo que não pode falhar! As equipas das Farmácias precisam de metas, de objetivos, de serem monitorizados os indicadores certos para que cada um entenda a sua contribuição para o crescimento.
Estes indicadores devem ser SMART, ou seja, específicos para o crescimento do negócio como o valor da venda média, margem bruta ou crescimento em determinada categoria. Depois devem ser fáceis de medir, sendo que mesmo os subjetivos têm essa caraterística, devem ser atingíveis e realistas, ou seja, convém serem desafiantes, mas não impossíveis. E por fim, escolher a periodicidade com que queremos monitorizar, seja mensal, trimestral ou anualmente.
É curioso que muitas equipas nos dizem sentir importante ser medido a sua performance, pois assim ficam a entender que a soma das partes é maior que o todo, bem como onde podem melhorar a abordagem para aumentar os resultados.

Flexibilidade

No contexto atual de 3 gerações a trabalhar em conjunto, devemos ter em conta a motivação de cada um, o que implica conhecer a forma como se podem tornar mais produtivos. Nem todos se movem pelos mesmos fatores, e enquanto os baby boomers e Geração X apreciam reuniões de equipa e prémio, os mileniais provavelmente preferem experiências e desafios novos constantes.
Caso seja possível, tente apostar na flexibilidade, enquadrando realidades que antes não eram tidas em conta assim como certas tarefas menos usuais nas farmácias, como Responsável de Formação da equipa, Parcerias, Responsável pela PIM, entre outras áreas.
Além disso, poder ter esta autonomia e flexibilidade aumenta a motivação e a vontade em devolver com esforço e empenho.

Recursos Humanos

Muitas vezes lemos o que os colaboradores valorizam dentro das empresas que são as melhores para trabalhar e a forma como são cuidados é uma delas.
É obvio que toda a parte da remuneração financeira é importante e tem de suprir as necessidades de cada um, mas o “ser mimado” ajuda a valorização de cada um. Saber que a empresa se preocupa com o bem-estar dos colaboradores é fundamental. Quer seja através de distribuição de fruta fresca no local de trabalho, quer porque dispomos de uma copa onde podemos estar juntos, quer através de oferecer o dia de aniversário como dia de férias, muitas destas “pequenas coisas” podem ajudar a manter a motivação e os talentos nas farmácias.
Torne a sua Farmácia a melhor para se trabalhar!

Não existem comentários.

Deixe a sua mensagem

(não será publicado)

Formações

MAIS FORMAÇÕES